Domingo, 16 de Novembro de 2008
Sporting derrotado em casa pelo líder Leixões.


CRÓNICA:

O líder visitou Alvalade, mas, desta vez, do outro lado não estava um dos arqui-rivais, mas sim o bem organizado, equilibrado e, sobretudo, bastante confiante Leixões. A história dos dois clubes fazia pender e muito a balança para os da casa e seria complicado encontrar um adepto que não acreditasse que, com o primeiro lugar, ainda que provisório, à mercê e com 30 mil nas bancadas, os homens de Paulo Bento não conseguiriam vencer. Afinal, havia a boa primeira parte da Taça frente ao F.C. Porto e o crescimento de Liedson nos últimos encontros. Mas também havia um digno rival, que tinha roubado pontos ao Benfica e vencido no Dragão. E, agora, no estádio do Sporting (0-1).

 

O encontro chegou ao intervalo sem muitas oportunidades. Dois ou três erros deram a oportunidades a Romagnoli (19'), Carriço (31') e Postiga (39') e permitiram duas grandes defesas a Beto e ao central a sensação de que esteve a centímetros de ter a estreia de sonho. Os leões estiveram por cima e raramente por baixo, mas na maior parte do tempo a partida foi decorrendo equilibrada sem motivos de sobressalto. Bolas para as faixas, chamando os laterais e apoio dos vértices. Foi desta forma que o Sporting empurrou o adversário para a sua área e chegou a estar perto do golo. Mas a lucidez durou dez minutos até de se chegar à meia hora.

 

Como uma equipa crescida, os homens de Matosinhos reagruparam e voltaram a adormecer a partida. E tiveram a sua chance, na jogada em que Pedro Silva, entrado dez minutos antes para o lugar do lesionado Rochemback, também atiraria a toalha ao tapete. Vasco Fernandes libertou Braga sobre a direita. O avançado cruzou para uma área de repente recheada de camisolas vermelhas e brancas. Mas Hugo Morais caiu e atrapalhou Wesley, que só acertou de raspão com a cabeça. Faltavam dois minutos. Entretanto, Grimi seria o terceiro lateral-esquerdo da equipa, depois de Veloso e Pedro Silva, ainda antes do regresso aos balneários.

 

O encontro voltou subitamente com mais espaço. Os contra-ataques do Leixões eram mais insistentes, com Wesley a espalhar talento pelo campo e a aproximar-se um pouco mais da frente. Também o Sporting queria crescer, esganado com o cordão do relógio à volta do pescoço. Liedson continuava a fazer um trabalho exemplar lá à frente, recuperando bolas e abrindo para os companheiros, mas Postiga continuava a não conseguir acertar onde não estava Pimparel. Mais uma grande defesa do guarda-redes formado em Alvalade, aos 62 minutos, depois de Patrício ter negado os festejos a Hugo Morais três minutos antes.

 

Depois de uma ou duas ameaças, o Leixões chegou ao golo. Uma bola caiu perto de Izmailov junto à meia-lua, mas Roberto Souza roubou-lha. Patrício ainda vinha do outro poste e o remate surge na altura errada para si.

 

Feridos, os homens de Paulo Bento voltaram à carga, ainda mais ansiosos. Mas é o Leixões que está perto do 0-2, três minutos depois do golo. Canto de Hugo Morais, cabeceamento ao lado de Wesley. Sempre tranquilos, os de Matosinhos aguentavam a pressão. Beto fazia mais uma grande defesa a Yannick (78), entrado para o lugar de Carriço, e antes do apito final Zé Manel acertou no poste (90). Mais uma grande vitória!

 

In: Maisfutebol

 

 

FICHA DE JOGO:

Sporting: Rui Patrício, Abel, Polga, Daniel Carriço (Yannick Djaló, 73 m), Miguel Veloso, Rochemback (Pedro Silva, 35 m) (Grimi, 44 m), Moutinho, Izmailov, Romagnoli, Postiga e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Ricardo Batista, Adrien, Pereirinha e Derlei.
Disciplina: Cartão amarelo a Abel (67 m).

Golos: Nada a assinalar.

Leixões: Beto, Vasco Fernandes, Joel, Élvis, Laranjeiro, Bruno China, Roberto Sousa, Hugo Morais, Diogo Valente (Zé Manel, 74 m), Braga (Sandro, 90 m) e Wesley (Nwoko, 87 m).
Treinador: José Mota.
Suplentes não utilizados: Berger, Rúben, Diogo Luís e Marques
Disciplina: Cartão amarelo a Joel (45 m) e Roberto Sousa (52 m)
Golos: Roberto Sousa (65 m)

 

AVALIAÇÕES À PRESTAÇÃO DE ROMAGNOLI:
 

 

• Desapareceu do jogo durante largos momentos, como sucede demasiadas vezes. Aos 19', isolado perante Beto, desperdiçou uma excelente ocasião para inagurar o marcador e dar outro rumo ao desafio. - In Record

 

• Dispôs da melhor oportunidade para facturar, mas, só com Beto pela frente, permitiu a defesa do guardião (19'). Procurou desequilibrar, mas nem sempre bem. - In O Jogo



publicado por Filipa às 17:25
link do post | comentar | favorito