Segunda-feira, 21 de Julho de 2008
Sunderland vence a Taça Cidade de Albufeira.

 

CRÓNICA:

A instabilidade defensiva do Sporting na segunda parte foi fundamental para a derrota, em Albufeira, frente ao Sunderland. Só Rochemback e Adrien se salvaram da noite menos conseguida dos leões.

No previsível onze inicial do Sporting, Paulo Bento inovou no habitual esquema (4x4x2), arrumando a equipa na clássica variante aberta, com extremos (Pereirinha e Izmailov) e com Adrien e Rochemback no miolo, em detrimento do losango.

Apesar do curto tempo de trabalho, foi visível, principalmente nos primeiros vinte minutos, bom trabalho colectivo, com Rochemback a assumir-se como patrão, mostrando boa visão de jogo e precisão nos passes longos, descobrindo sempre uma linha de passe. Izmailov foi quase sempre o freguês solicitado, mas a sequência da jogada perdia-se na finalização. Yannick (9 minutos) e o russo (18) foram protagonistas de um remate deficiente. Adrien, com futebol adulto, também se evidenciou nesse período, sem medo de arriscar, quer no remate à baliza, quer em iniciativas individuais.

Kieran Richardson, aos 21 minutos, aproveitou uma falha de marcação de Daniel Carriço e esteve próximo de inaugurar o marcador, numa altura em que a equipa inglesa já tinha equilibrado o jogo. O Sporting diminuíra o ritmo inicial e o Sunderland aproveitou para se aproximar da baliza de Tiago.

O equilíbrio entre as duas equipas viria a ser desfeito no marcador por Ronny (28 minutos), na marcação de um livre directo. Remate forte, rasteiro, mas à figura do guarda-redes, que ficou mal na fotografia. Até ao intervalo, o remate de longe foi a opção encontrada pelas duas equipas para visarem as balizas.

O Sporting entrou para a segunda parte com seis substituições e alterou o 4x4x2, passando a jogar em losango, com Rochemback mais recuado. Vukcevic, Romagnoli e Izmailov completaram o sector intermediário. Tiuí rendeu Derlei no ataque.

Cedo se percebeu que a intensidade de jogo do Sporting não era a mesma da etapa inicial, a que se juntaram erros defensivos fatais. Aos 55 minutos, ODonovan antecipou-se a Caneira e empatou o jogo.

Rochemback nunca mais conseguiu pegar na bola, e o ataque do Sporting ficou sem municiador. Vukcevic pouco quis com o jogo e pegou-se com um adversário, dando início a uma fase quezilenta entre os jogadores, que culminou com a expulsão de Chopra.

E foi com menos um em campo que o Sunderland conseguiu vencer, aproveitando as ofertas da defesa leonina. Primeiro, aos 85 minutos, com Nosworthy a desviar um canto da direita, perante a passividade de dois leões. Um minuto depois, Grimi e Caneira facilitaram na construção do golo de Stokes, deixado sem marcação no momento de finalizar.

Com tantos erros defensivos, facilmente é esquecido o que de bom foi feito nos primeiros vinte minutos. Erros infantis e primários a rever.

 

In: Maisfutebol

  

FICHA DE JOGO

Sporting: Tiago; Abel, Carriço, Polga e Ronny; Adrien Silva, Pereirinha, Izmailov e Rochemback; Derlei e Yannick Djaló.
Jogaram ainda: Pedro Silva, Tonel, Caneira, Grimi, Romagnoli, Vukcevic e Tiuí.
Suplentes não utilizados: Ricardo Batista e Vítor Golas.
Treinador: Paulo Bento.

Acção disciplinar: Nada a assinalar.
Golo: Ronny (27 m).


Sunderland: Gordon; Bardsley, Wallace, Nosworthy e Collins; Whitehead, Edwards, Reid e Richardson; Murphy e Dwight Yorke
Jogaram ainda: Fulop, Anderson, Higginbotham, Kavanagh, Leadbitter, O'Donovan, Stokes, Chopra, Prica e Ward.
Treinador: Roy Keane.
Acção disciplinar: Cartão vermelho para Chopra (80m). Expulsão do treinador Roy Keane (80 m)
Golos: Odonovan (55 m), Nosworty (85 m) e Stokes (87 m).

 

 

AVALIAÇÕES À PRESTAÇÃO DE ROMAGNOLI:

• "Parece ainda algo preso e as suas habituais diagonais foram coisa pouco vista." - in Record

 

• "A entrada de Romagnoli sugeria que fosse, a partir daquela altura, o argentino a conduzir o ataque sportinguista, mas não foi capaz de fazê-lo."  - in O Jogo

 

• "Melhor fisicamente em relação ao último jogo, foi o único que, a determinada altura, conseguiu incomodar a defesa inglesa." - in A Bola



publicado por Filipa às 20:47
link do post | comentar | favorito