Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007
Um belo sonho despedaçado.



CRÓNICA:
No Teatro dos Sonhos conscientes da própria realidade: tal como Paulo Bento pedira, os leões surgiram em Old Trafford dispostos a rectificarem a imagem de pouco acerto deixada nos últimos jogos - e conseguiram-no. A equipa leonina, liberta pelo técnico de qualquer pressão para o jogo de ontem, jogou concentrada, compenetrada, com confiança e grande personalidade. Olhando o colossal Manchester United nos olhos, o Sporting pautou o jogo, chegou a controlá-lo e alcançou… a vantagem com golo de Abel, que rematou em vez de cruzar e surpreendeu Kuszczak - a equipa marcaria ainda um segundo, anulado a Liedson por suposto fora-de-jogo no limite. Giggs e Tevez entraram ao intervalo para darem outra projecção ofensiva aos "diabos" (renderam Fletcher e Nani), "inclinaram" - com Ronaldo - o campo a favor dos campeões ingleses e, com um golo às três tabelas do argentino e o disparo da ilusão do génio português, nos descontos, fizeram os leões cair… de pé e tombar para a Taça UEFA.

Paulo Bento reagrupou a equipa no mais rotinado 4x4x2 losango, em detrimento do 4x2x3x1 em que iniciara a partida com o Leixões, fazendo a troca de Vukcevic por Purovic. A intensidade e a pressão impostas a meio-campo permitiram ao Sporting equilibrar e, por largos períodos da primeira parte, conseguir ascendente sobre o United. Na segunda, com maior velocidade nas transições dos "red devils", os leões sentiram mais dificuldades, mas resistiram com muita concentração e qualidade na cobertura. Rui Patrício, que ontem se estreou na Champions e se confirmou o mais jovem guarda-redes leonino a defender nas competições europeias, esteve sólido, sereno e seguro, como o mais experiente dos guardiães, não teve responsabilidade em qualquer dos golos (é traído por um ressalto em Tevez e pela trajectória da bola no de Ronaldo), Polga esteve ao seu nível, e Moutinho imprimiu grande intensidade ao jogo, tal como Izmailov que, como o capitão, teve grande disponibilidade nos dois momentos do jogo (ofensivo e defensivo), enquanto Miguel Veloso teve pormenores de grande classe e emprestou consistência e profundidade à equipa. Liedson esteve muito só (mal acompanhado por Purovic).


O Sporting esteve na iminência de fazer história em Old Trafford, fez por merecer outro resultado, mas acabou derrotado - novamente com um golo anulado e outro sofrido nos últimos minutos (como frente ao Roma).

In: O Jogo


FICHA DE JOGO:

Manchester United: Kuszczak, OShea, Ferdinand, Vidic, Evra, Carrick, Fletcher (Giggs, 45 m), Cristiano Ronaldo, Anderson, Nani (Tevez, 45 m) e Saha (Hargreaves, 79 m).
Treinador: Alex Ferguson.
Suplentes não utilizados: Van der Sar, Wes Borwn, Piqué e Simpson.
Disciplina: Cartão amarelo para Cristiano Ronaldo (81 m) e Evra (83 m)
Golos: Tévez (61 m) e Cristiano Ronaldo (90+2 m).

Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Had, Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli (Vukcevic, 68 m), Izmailov (Pereirinha, 82 m), Purovic (Farnerud, 82 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Gladstone, Adrien Silva e Páez.
Disciplina: Cartão amarelo para Had (48 m) e Polga (88 m).
Golo: Abel (21 m).


AVALIAÇÕES À PRESTAÇÃO DE ROMAGNOLI:



• "Mostrou-se perdido por não conseguir mesclar da melhor forma as obrigações defensivas (a que nunca virou a cara) e o lançamento do ataque." - in Record.

• "Colocado atrás de Purovic e de Liedson, parecia talhado para realizar uma grande exibição, até porque o médio-campo defensivo do Manchester United pressionava pouco. Começou até por ter um passe longo soberbo para Purovic, aos dez minutos, e permitiu ao Sporting ter uma boa circulação de bola na primeira parte. Porém, com o passar do tempo foi desaparecendo e acabou substituído." - in O Jogo


DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO:



Romagnoli realizou «um sonho» ao jogar em Old Trafford, e chegou a acreditar na vitória sportinguista: «Controlámos bem na primeira parte, mas na segunda eles surgiram mais decididos. Pensei que podíamos ganhar e, no final, já contava com o empate. Não esperava aquele golo... A finalidade do grupo de trabalho era passar à próxima fase. Agora que perdemos e sabemos que a Roma ganhou temos de concentrar-nos na Taça UEFA e no campeonato, no qual não estamos a atravessar o melhor momento, mas acredito que temos condições para poder reverter essa situação a nosso favor.»


publicado por Filipa às 19:10
link do post | comentar | favorito